sexta-feira, 7 de novembro de 2008

APRENDER A ENSINAR


Aprender a ensinar

O homem manifesta uma profunda angústia para viver a vida. O importante para ele é aprender a viver, e faz tudo o que pode para viver da melhor forma possível.
Toda criança, todo jovem, toda pessoa adulta tem um projeto de vida. Mas, para realizá-lo, todos buscam a ajuda da sociedade, da família e principalmente da educação. Contudo, perguntamos o quanto a educação e a escola ajudam as pessoas a realizar os seus projetos.
Para que esta busca existencial tenha êxito, a educação, a pedagogia e todas as demais ciências devem ter como objetivo ajudar as pessoas a viverem. Por isso, o estudo da didática só terá utilidade se puder ajudar as pessoas a se situarem de forma consciente e crítica perante a realidade existencial. A didática deve ser uma disciplina que desperte consciências críticas em relação à vida, à sociedade, à educação, ao ensino, à escola, aos professores, aos alunos, enfim, em relação a todas as situações existenciais.
A didática deve questionar por que educar, por que ensinar, o que ensinar, a quem ensinar, quando ensinar, como ensinar, e com que ensinar.
Estas são as questões que são apresentadas sobre a didática que é ensinada e estudada nos cursos que formam educadores. Educadores que vão atuar junto à criança, ao jovem e junto às gerações adultas, a fim de que os que buscam a educação encontrem meios eficazes para realizar o seu projeto de vida; pois nada há de mais importante para a pessoa do que viver a vida. Em função disso, sabemos que todo homem tem de fazer o seu que fazer, ou seja, tem de fazer e viver a sua vida.

2 comentários:

Vivo!! Não passo pela vida... disse...

Querida!!! Você arrebentou!!!

PARABÉNSSSS!!!!!

Sempre aprender disse...

Catia,concordo quando vc diz no seu texto: aprender a ensinar e também ensinar e aprender juntos.
Parabéns!!!